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Desvendando sua bike

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Autor: Prof. Emerson Gomes
Ilustração do artigo

· Ciclismo - Uma arte feita de técnica e inteligência.
· Speed bike - Componentes; Tamanho; Geometria; Tipos; Regulagem; Manutenção.
· Economia X Eficiência - Pedalando mais relaxado; Giro; Educativos.
· Técnicas - Subidas; Descidas; Curvas; No Pelotão.
· Dicas

· Ciclismo - Uma arte feita de técnica e inteligência

O ciclismo foi inventado em 1790 por JH Civrac (França), já fazendo parte dos Jogos Olímpicos desde 1896. A Bicicleta é o equipamento criado pelo homem, que produz maior eficiência mecânica, fazendo com que este possa se locomover com maior eficiência e maior economia de força. O ciclismo é tido como um dos esportes mais tradicionais no velho continente, uma verdadeira mania nacional em vários paises, contando cada vez mais com tecnologia de materiais e estudos de biomecânica que aumentam a eficiência e o desempenho dos atletas.
Por ser um esporte que depende exclusivamente da integração do atleta e o equipamento (Bike), é necessária que esta seja aprimorada na sua totalidade, sendo imprescindível o controle e astúcia do atleta.

· Speed bike

   - Componentes
   - Tamanho
   - Geometria
   - Tipos
   - Regulagem Manutenção.

A maioria das bikes de estrada é formada por um quadro composto por diversos tipos de materiais (alumínio, cromoly, carbono, titânio...) com tubos dispostos de modo triangular (top, seat e central tube), e uma gancheira que dá sustentação à roda traseira. Existem ainda; O guidon, suportes, selin, rodas, pneus, canotes, freios, câmbios, pedais, volantes, corrente, catraca e pé de vela.
O Tamanho do quadro varia de acordo com a estatura do atleta. São empregadas várias formulas que estipulam o tamanho de quadro ideal para seu usuário. Ex.: 0,68 x altura do cavalo + 1. Pode-se usar ainda, o tamanho de acordo com a estatura utilizando como parâmetros as seguintes medidas:

Atleta com 1,65 - 1,70 cm quadro de 51 - 53 cm
Atleta com 1,70 - 1,75 cm quadro de 54 - 54 cm
Atleta com 1,75 - 1,80 cm quadro de 54 - 56 cm
Atleta com 1,80 - 1,85 cm quadro de 56 - 58 cm

Existem vários estudos em cima da melhor geometria da bike para o melhor aproveitamento da força aplicada no desempenho do atleta. Verdade que as bicicletas convencionais, usadas pela maioria dos ciclistas profissionais, seguem os padrões mais tradicionais possíveis, diferenciando apenas na composição dos materiais. A mais de 100 anos a bike obedece os mesmos princípios de alavanca de melhor grau de aplicação de força pelo atleta, muitos estudos em biomecânica foram realizados, porém não houveram mudanças substancias na geometria básica das bikes de competição, mas sim pequenos ajustes como; bikes para time-trail e pista um pouco mais avançadas para melhorar a capacidade de giro(+conforto);bikes mais recuadas para o ciclista obter mais alavanca aplicando maior força nos pedais(escaladores); bikes com a frente mais rebaixada para melhorar a aerodinâmica.
Para o uso em competições, temos as bikes: Speed-bike(estrada, time-trail, de pista); Montain-bike, BMX, Trial, que são os modelos off-roud no mundo das bikes.

A boa regulagem da bike, depende de um certo "feeling" do atleta, que no primeiro; instante, dependerá da ajuda de alguém por analisar sua posição em cima da bike, analisando ainda o tipo de prova que ela será destinada, e o tipo de atleta que vai usa-la. Normalmente temos que: Altura do selim- o atleta deve posicionar a perna que esta na posição mais baixa dos pedais com o pé de vela paralelo ao seat tube obedecendo um ângulo de 30º na flexão do joelho; Posição do selim- adotar uma posição neutra, nem tão avançado nem recuado de forma que obedeça uma linha imaginaria entre a ponta do selim e o maléolo externo da perna que esta na posição mais baixa; Ângulo do selim- deve ser plano, paralelo ao chão; Guidon- deve obedecer a largura dos ombros do atleta 1(mais conforto) ou de acordo com a preferência do atleta; Avanço de guidon- de acordo com a envergadura do atleta, de modo que o dorso permaneça o mais plano possível em uma posição confortável. Clip-on- deve ser regulado de forma que os cotovelos, quando em posição aerodinâmica, apresentem um ângulo de aproximadamente 90º. Comprimento do pé de vela- geralmente obedece o tamanho do atleta, nível ou o tipo de prova que será destinado, lembrando que quanto maior o pé de vela, mais força e maior a alavanca, e quanto menor, mais eficiente é o giro. Volantes e catracas- variam de acordo com o tipo de prova que serão destinados, quanto maior o volante, maior a força e maior a distância percorrida e menor giro sendo que a catraca obedece a ordem inversa.

A manutenção de sua bike é simples, o ideal é que esteja com as partes que sofrem atrito constante como; catraca, corrente e volantes, sempre limpos e lubrificados, câmbios e freios regulados e pneus com a calibragem certa. O maior inimigo da bike é a chuva e o suor, certifique-se de passar sempre um pano úmido após um treino duro, lubrificando também as partes móveis, e de fazer uma revisão geral após treinos debaixo de chuva.

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· Economia X Eficiência

   - Pedalando mais relaxado
   - Giro
   - Educativos

A eficiência no uso da bike se traduz no melhor aproveitamento da força utilizada. Quanto mais eficiente for o seu movimento, menor a força empregada e maior o seu rendimento. Para se ter uma boa eficiência em cima da bike, é necessário que você empregue a força necessária, no momento certo, com os grupos musculares corretos. Temos que ter consciência que o movimento é


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