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Termorregulação corpórea e de ambiente

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Autor: Coach Silvio Marques
Ilustração do artigo

Somos seres homeotermos, já que mantemos nossa temperatura corporal constante (em torno de 36,5 e 37°C). Exercícios em ambientes muito quentes ou frios geram uma sobrecarga corporal, pois o organismo além de se preocupar com o exercício terá que regular a perda ou ganho de calor.

Trocamos calor das seguintes maneiras:
Condução – contato de uma superfície com a outra; ex: a mão quente que pega um copo frio;
Convecção - o movimento de um gás ou líquido tira o calor de uma região;
Radiação – é a principal forma de troca de calor durante o repouso; raios infravermelhos (termograma);
Evaporação – é a principal forma de troca de calor durante o exercício.

O suor nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo, pois junto com moléculas de água nosso corpo libera calor para o meio externo. O aumento da umidade dificulta a transpiração e, por isso, há que se tomar muito cuidado com a prática de atividades físicas em ambientes muito úmidos.

O hipotálamo é a região do cérebro que contém o centro regulador da temperatura; controla os termoreceptores centrais (informam sobre a temperatura do sangue) e periféricos (informam sobre a temperatura da pele).

O que altera a temperatura corporal:
Glândulas sudoríparas (produzem o suor para liberar o calor)
Músculos (o tremor é uma tentativa do organismo de produzir calor)
Glândulas endócrinas (no frio, liberam hormônios como as catecolaminas: noradrenalina e adrenalina, e também o hormônio tiroxina, que é capaz de acelerar em até 100% o metabolismo)
Sobrecarga cardiovascular: exercícios em ambientes muito quentes sobrecarregam o coração, pois ao mesmo tempo em que se precisa de sangue irrigando os músculos que estão sendo usados, precisa-se de sangue para levar o calor até a pele, para então ocorrer a evaporação e, com isso, haver o controle da temperatura corporal. Assim, fazer exercícios em ambientes muito quentes promove uma competição entre a pele e os músculos, fazendo o coração trabalhar muito mais (aumento da FC) para tentar suprir os dois sistemas.
Um ritmo acelerado de sudação reduz o volume sanguíneo. Dessa forma, o volume de sangue que abastece os músculos durante o exercício e que previne o acúmulo de calor é limitado; logo, o atleta diminui seu rendimento.

Isso ocorre principalmente nos esportes de resistência.

Transtornos relacionados com o calor e a atividade física:
Cãibras /síncope por calor (fadiga extrema, vertigem, dores de cabeça ,vômitos, desmaios, hipotensão/golpe do calor (pode ser fatal; temperatura de 40º C, pele seca e quente, parada da transpiração, inconsciência, coma, morte).

Cuidado!
Se ao fazer exercícios em ambiente quente o atleta sentir frio de repente, com arrepio da pele, deve-se interromper o exercício imediatamente e providenciar um banho frio com hidratação do indivíduo. O sistema termorregulador do organismo pode ter se confundido e acredita que é preciso aumentar a temperatura corporal ainda mais, o que pode até levar o atleta á morte.

Cuidados para se evitar a hipertermia:
Hidratação / Roupas adequadas / Em ambientes muito quentes ou úmidos, reduzir a intensidade do exercício.

Exercícios em ambientes frios:
O corpo dispõe de alguns artifícios para evitar a perda de calor: tremor, termogênese, vasoconstrição periférica.
Pessoas com maior quantidade de tecido adiposo perdem menos calor.
O vento aumenta a perda de calor por convenção e condução.
A água fria acelera a perda de calor por condução em cerca de 25 vezes. Considerando todos os fatores (radiação , condução, convecção, evaporação), na água o corpo perde calor quatro vezes mais depressa do que fora dela.

O esfriamento produz:
Debilidade no sistema contrátil da musculatura;
Aumento do tempo de reação;
Dificuldade de coordenação;
Aumento do gasto energético pelo aumento da secreção das catecolaminas.

 

Nota do coach:

Amigos.
É sempre importante ficarmos atento aos fatores de estresse físico e emocional que podem ocorrer com os extremos de temperatura quando sugerirmos atividades físicas para pessoas em ambientes fechados.
É de fundamental importância a verificação CONSTANTE da temperatura do ambiente em questão afim de fazer os ajustes, sempre que necessário, em função do número de clientes presentes e a umidade relativa do ar sugerida no termostato, se houver.

Há de se levar em consideração na regulação dos mecanismos de esfriamento de um ambiente a temperatura externa do mesmo, respeitando uma variação máxima que não pode ultrapassar os 20ºC em dias mais quentes, podendo chegar até os 25º em dias mais frios. A verificação deve ser constante.

Conveniente salientar que não deve se levar em consideração a transpiração como um componente de qualidade do treinamento tanto em sua intensidade quanto na sua capacidade de remoção de gordura.
Transpirar é apenas um ato de troca de calor entre o corpo e o ambiente em que ele se encontra.
Você irá para a praia, ficará embaixo do sol lendo a sua revista durante duas ou três horas sem nenhuma alteração significativa da freqüência cardíaca que indique esforço, irá produzir uma sudorese intensa se esse local além de quente estiver com umidade relativa do ar elevada, e não perderá sequer um grama de peso.
Portanto, os componentes que promovem mudanças significativas de tônus são outros. Papo para outra postagem

Grande abraço a todos e até uma próxima !!

 

Referências:

WEINECK,Jurgen. Manual de treinamento desportivo. São Paulo: Manole,1989.

BOMPA,Tudor. Periodização : Teoria e metodologia do treinamento . 4ª edição. São Paulo; Phorte, 2002.

McArdle, William D. Fisiologia do Exercicio. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Editora Guanabara, 1993.

 

 


imagem_autor
Coach Silvio Marques CREF 050995-G/SP
Silvio Marques Assessoria Esportiva

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