29º Triathlon Internacional de Santos 2020
, Santos/SP
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A sua meta no triathlon vai ser cobrir a distância o
mais rápido possível e ainda ter algum força de sobra para completar a corrida. Mas
existe um pequeno problema: os dois minutos que você ganhou no ciclismo gastando
muita energia, irão custar cinco minutos de corrida, porque suas pernas estarão
fadigadas neste ponto. Por outro lado, ainda que você pedale moderadamente, irá
afetar o seu tempo na corrida, então porque não ganhar tempo no ciclismo? Sua
forma no ciclismo irá ajudar bastante em maximizar velocidade em ambas as
modalidades, ciclismo e corrida, resolvendo o problema.
O aspecto mais importante do ciclismo para o triathlon é o
que chamo de "Relaxamento Controlado" . Ao invés de você
se matar num esforço descomunal, tente apenas se concentrar nos músculos
que envolvem essa modalidade, que são: do quadril, da coxa e da batata da perna.
Procure deixar os braços, o pescoço, os ombros e as costas
sem maiores ações. Conscientemente relaxe a parte de cima do seu corpo e no
mesmo tempo focalizando toda a sua energia da cintura para baixo.
Mesmo em subidas extenuantes, quando você se encontra fora
do selim, é crucial relaxar a parte de cima do corpo. Muitos atletas usam o
guidão aerodinâmico, reduzindo o atrito com o vento e ao mesmo tempo ajuda a
relaxar os braços para usa-los na corrida, como também os ombros, costas e
pescoço, realizando somente a sua contração nas pernas e quadril.
Quando você está numa posição aerodinâmica,
sua cadência estará bem acima do que se estivesse em posição vertical, mesmo em
treinos ou competições. Onde o vento estiver forte sua posição na bicicleta
deverá ser eficiente para que possa quebrar a resistência do vento.
Durante o início de temporada é viável utilizar
uma marcha de alta rotação. Pois quando você sentir sua força aumentando
naquela marcha será sinal de que seu corpo esta assimilando a carga e assim
utilizará o que chamamos de "Princípio de Sobrecarga", e será mais
econômico em gasto energético. Utilize uma marcha mais pesada para sempre
buscar alta rotação naquela marcha. De qualquer maneira não importa a marcha e
sim achar o ponto confortável de ritmo para cada marcha. Rotação muito alta,
durante muito tempo e sem o ganho de força também será prejudicial e marchas
muito pesadas sem rotação adequada também.
Lembre-se de isolar a parte inferior do seu corpo e faça
todo o trabalho com o mesmo. A respiração deve ser rítmica e não deve ser
constrangida pela sua posição na bicicleta. Por exemplo, na corrida a parte
ativa da respiração é a exalação. Exale forte e deixe o ar nos pulmões
naturalmente. O que contribui para um bom rendimento é a coordenação dos
movimentos, carga aplicada e sua técnica de respiração para cada mudança de
ritmo.
O trabalho no ciclismo é feito especificamente pelos
músculos das nádegas, ou glúteos máximus, o reto femural, o vasto lateral e o
quadríceps. Pense em cada pedalada como um pistão empurrando das nádegas e movendo
para baixo da perna. Ao mesmo tempo você puxa a outra perna, ou pistão, para
cima com a parte detrás da coxa e o iliopsoas (músculo da frente da coxa). Os
músculos da panturrilha, ou batata da perna, são partes importantes da
transmissão de todo esse poder para os pedais.
A posição no banco pode ser alterada para vento contra
ou subida de colina. Durante esses intensos momentos deslize para trás de 3 à
4 centímetros no banco e ponha suas mãos no final do guidão. Se você usar
guidão com canote que tem aquela parte sem fita cobrindo, ponha as mãos ali, ou
nos freios. A força da transmissão das pernas continua a mesma nesta posição.
Em provas de resistência, achar o seu ritmo ideal é o
segredo da eficiência (rapidez) na bicicleta. Respiração, cadência e controle
de relaxamento da parte de cima do corpo estabelecem um bom ritmo e fazem com
que focalize toda sua energia em cobrir a maior parte da distância em menos
tempo. Sempre que você estiver treinando ou competindo, perceba ou sinta o
ritmo que você esta imprimindo e use como foco para o treino que esta fazendo.
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