Treino Online
Home > Artigos > Treinamento > Escolhendo o lugar certo para correr

Escolhendo o lugar certo para correr

Logo do Treino Online
Autor: Gabriel Horta Lotfi
Ilustração do artigo

Nesse texto colocaremos algumas sugestões do que observar quando tiver que escolher em que piso ou local correr, mais especificamente no litoral.

Geralmente temos asfalto, areia, grama ou “terrão”, se tivéssemos que decidir somente pelo material que pisaremos seria fácil, é só pensar que se quisermos mais conforto podemos escolher a areia ou grama, mais velocidade o asfalto e o “terrão” um pouco dos dois, contudo existem diversas variáveis nesses terrenos que devemos observar como: inclinação, buracos, visualização, trânsito, etc.

No geral temos que nos adaptar a cada tipo de piso e se possível alterná-los. Para treinos longos a areia é uma boa opção por ajudar na absorção do impacto, contudo geralmente são terrenos inclinados, então se tem algum problema no joelho ou na musculatura da perna poderá agravá-los. O asfalto geralmente é mais plano e devido ser mais duro a “lei da ação e reação” faz com que seja mais rápido, ótimo para velocidade, porém esse impacto em excesso pode prejudicar a articulação, locais gramados são ótimos para os problemas comentados, contudo não enxergamos direito onde estamos pisando e se estiverem úmidos podem escorregar e “terrão” geralmente tem muita pedra e buraco, apesar de serem locais agradáveis de treinar podem ser perigosos.

O que tento colocar é que pode-se correr em qualquer lugar, mas antes esteja preparado, com a musculatura bem condicionada e adaptada a situação, não veja só os problemas mas os conheça para poder superá-los e correr o menor risco possível, dessa forma conseguirá treinar por mais tempo e com mais prazer.

Correr é espetacular pois podemos fazer a toda hora e em qualquer lugar. Se você não é um profissional, faça com prudência para correr sempre.

Não considero um MELHOR PISO PARA CORRER, cada lugar, momento, objetivo podemos usar o que for melhor apropriado para aquilo, só tente diversificar para aproveitar os benefícios de cada um, se for fazer uma prova no asfalto, então perto dela treine no asfalto, se for competir na areia. Então quando estiver chegando tente correr na areia… é assim com piso, inclinação, ritmo e todos os detalhes que podemos levantar sobre nosso objetivo.

 


imagem_autor
Gabriel Horta Lotfi Bacharel em Esporte formado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP
Gama Assessoria Esportiva
www.gamasantos.com.br
https://www.facebook.com/gamasantosbrasil
instagram: gamasantosbr

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

27º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

27º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

Ironman 70.3 Alagoas

, Maceió/AL

Resultados
+ Fotos e Resultados