Treino Online
Home > Artigos > Treinamento > Atletas de Verão: quando é hora de começar?

Atletas de Verão: quando é hora de começar?

Logo do Treino Online
Autor: Gabriel Horta Lotfi
Ilustração do artigo

O verão está chegando, as temperaturas aumentando, chegou a hora de começar a se exercitar ? Será que já passou o momento para chegar “saradinho (a)” no verão ?

A verdade é que sempre é hora de começar a fazer atividade física, mas é essa época que a procura aumenta pois com o frio indo embora a disposição aumenta e principalmente a atração pelo resultado estético é maior.

Muitos podem questionar ou reprimir esses “atletas de verão” devido ao aumento de pessoas lesionadas esse período, mas isso se deve ao aumento de pessoas que praticam nesse período e principalmente pelas que praticam sem orientação.

Claro que o imediatismo de querer um resultado rápido pode trazer péssimas consequências, nosso coração, vasos, sistema nervoso, músculos e muitos outros componentes do corpo utilizados durante a atividade precisam de adaptações que acontecem lentamente, precisam receber os estímulos aos poucos e irem se acomodando e se preparando para que possa aumentar sem ter prejuízos, é como querer viajar com um carro velho sem óleo, gasolina, pneu muxo, suspensão quebrada…é um risco muito grande de ficar pelo caminho ou perder o freio e ter consequências maiores.

O famoso checkup é super indicado, já que o objetivo é resultado rápido e com isso a máquina será forçada, além de uma boa orientação, um profissional que consiga equilibrar a melhor força, velocidade, volume, dar qualidade nos movimentos, para que, dar forma correta, os resultados venham rápido.

Procure principalmente uma atividade que te dê prazer, pensando em dar continuidade, pois mais rápido do que você ganhará o condicionamento, você perderá se ficar parado, todas as adaptações, benefícios ganhos durante a atividade são perdidos se não continuarem os estímulos, diminua, mude, alterne, mas não pare, se você começou da maneira correta, sem desconforto, bem orientado (a) para atingir seus objetivos não será mais um (a) atleta de verão e sim uma pessoa com uma vida mais saudável, mais diposição, mais feliz o ano inteiro.

 

 


imagem_autor
Gabriel Horta Lotfi Bacharel em Esporte formado pela Escola de Educação Física e Esporte da USP
Gama Assessoria Esportiva
www.gamasantos.com.br
https://www.facebook.com/gamasantosbrasil
instagram: gamasantosbr

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

27º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

27º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

Ironman 70.3 Alagoas

, Maceió/AL

Resultados
+ Fotos e Resultados