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Pilates também é coisa de homem!

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Autor: Adriane Lafemina
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Alongamento, concentração e respiração. Esses três pilares trabalhados à exaustão pela prática de Pilates podem dar a impressão de a atividade ser leve e não gerar os resultados mais desejados pelo público masculino, como definição e tônus muscular. Essa impressão, porém, não está correta.

A técnica deve ser reconhecida como uma atividade que trabalha o corpo de uma maneira global, inclusive, por meio da força. Aliás, é por causa desse trabalho, principalmente, na região corporal denominada “power house” - conjunto de grupos musculares que abrangem abdômen, coluna lombar e região pélvica – que o público masculino tem deixado os preconceitos de lado e buscado os estúdios para amenizar dores na coluna, além de fortalecer a região abdominal.

Outro fator positivo é a associação do Pilates com outras práticas esportivas, o que não só é possível, como também recomendado, já que a prática pode ser aplicada como treinamento auxiliar na preparação física de atletas e também intercalada com atividades aeróbias como caminhada, corrida e natação, por exemplo.

A prática também está associada ao tratamento de patologias e à prevenção de doenças diversas, como tendinites, fascites, cãibras, dores no quadril e dores lombares. O aumento da capacidade respiratória é outro benefício adquirido, já que no Pilates se trabalha com a respiração torácica ou diafragmática intercostal, que exige que os músculos do tórax e das costas amplifiquem a caixa torácica de forma lateral o que melhora a oxigenação.

Por fim, é importante lembrar dos benefícios psicológicos da prática que, ao trabalhar com equilíbrio e concentração, ajudam a harmonizar o corpo como um todo sendo uma aliada importante na luta contra o stress cotidiano.

 


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Adriane Lafemina – Graduada em Educação Física pela Unimonte (Santos/SP), em 1999; pós-graduada em Educação Física Escolar e Atividade Física Adaptada. Tem especialização em Pilates pela Arte do Movimento; Bolas e rolos pela De Markondes; Pilates Infantil pela Studio Besser e Pilates na Gestação e Sequências Avançadas pela Voll Pilates. É instrutora de Yoga, Pilates, Alongamento e Hidroginástica. Também atua como Terapeuta Auricular. Sócia-Proprietária da PERSONAL WORK – Assessoria em Welness & Fitness.

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