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Alimentação pré-carnaval

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Autor: Equipe Nutrindo -
Ilustração do artigo

O carnaval está chegando e nós nutricionistas, gostaríamos de ajuda-los com algumas dicas e orientações.  

1- Hidratação: estamos na época mais quente do ano. Um dos primeiros cuidados que devemos ter é com a hidratação para aguentar o pique do feriado. Beba bastante água e aproveite para consumir água de coco, chás gelados e sucos de frutas. Vale ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas não é saudável, porém, também sabemos que no carnaval muita gente consome. Caso você for consumir bebeida alcoólica, não se esqueça de beber água antes, durante e depois. A desidratação por conta do consumo do álcool pode ser minimizada se você se hidratar direitinho.  

2- Cuidados com alguns alimentos: evite alimentos gordurosos como frituras e fast food. Caso contrário, você irá sobrecarregar seu fígado, se tiver consumido alguma bebida alcoólica. Opte por alimentos leves e naturais, como frutas, cereais integrais e proteínas magras. 

3- Alimentação pré-folia: para pular atrás do trio elétrico é preciso muita energia, certo? Alimentos fonte de energia são os carboidratos. Então que tal fazer um sanduíche no pão integral com um ovo cozido ou atum? A combinação da proteína magra com o pão integral irão trazer saciedade e bastante energia para sua folia!

4- Alimentação pós-folia:  chegamos no momento de hidratar novamente o corpo. Opte por um café da manhã leve, com suco de frutas e proteínas magras como iogurte desnatado, queijo branco e ovo cozido. Nos lanches da manhã e da tarde, sucos de frutas, água de coco, frutas em pedaços e castanhas são boas opções. Almoço e jantar aproveite para consumir vegetais folhosos, arroz integral e carnes magras. Não se esqueça de comer pouco, e não pule as refeições!    

Suco energético para consumo antes de cair na folia:  
Ingredientes:

  • 01 colher de sopa cheia de beterraba ralada;
  • ½ unidade de cenoura ralada;
  • 01 copo médio de água de coco;
  • 01 copo pequeno de suco de laranja sem açúcar; ½ colher café de guaraná em pó ;
  • 01 colher de sobremesa cheia de semente de linhaça triturada;
  • ½ colher de sobremesa de mel de abelha.  
  • Modo de preparar:

Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e consumir imediatamente. 


imagem_autor
Equipe Nutrindo - Marília Gabriela Carvalho: Nutricionista pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos.
Bianca De Luca: Nutricionista pós-graduanda em Alimentação Materno Infantil
Giovanna Müller: Nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional Contato: contato.nutrindo@hotmail.com
Atendimento: Santos, São Paulo, Sorocaba, Campinas e Campos do Jordão.

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