Treino Online
Home > Artigos > Nutrição > Pasta de amendoim - mitos e verdades

Pasta de amendoim - mitos e verdades

Logo do Treino Online
Autor: Equipe Nutrindo
Ilustração do artigo

A pasta de amendoim integral é uma boa fonte nutricional para quem pratica atividade física.  Muitas pessoas consideram-na “calórica e gordurosa”, porém ela tem muito mais do que calorias e gorduras.  O primeiro cuidado que devemos ter é atenção aos ingredientes. Pois muitas marcas  adicionam açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada na sua composição, responsáveis pelo ganho de gordura localizada e aumento de peso.  Para uma dieta saudável, procure versões naturais, integrais ou similares que não contenham esses aditivos.  

Duas colheres de sopa dessa pasta, fornece cerca de 7 gramas de proteína. O amendoim também é fonte de vitaminas, minerais e outros compostos como o folato, a vitamina E, magnésio e resveratrol. Todos estes nutrientes estão associados à redução do risco de doenças cardíacas. Suas gorduras mono e poli-insaturadas atuam como protetoras  benéficas para a saúde do coração.  

Além de zinco, mineral importante para o fortalecimento do sistema imunológico e magnésio que previne diabetes em adultos, a pasta de amendoim integral também é rica em fibras. Estas atuam diretamente no intestino, ajudando a reduzir os problemas de constipação e a diminuir o colesterol.  
Cuidado com os acompanhamentos. Combine a pasta com pão integral, tapioca ou misture com frutas. Como possui alto valor energético, ela deve ser consumida com moderação, de preferência longe do horário de treino. Uma opção é colocar a pasta de amendoim integral no recheio de panquecas, tapiocas, torradas integrais, como sugestão para um lanche pós-treino de corrida. Mas cuidado com os excessos! Como tudo na vida em excesso faz mal, no caso da pasta de amendoim, também engorda. 
Nós nutricionistas gostamos de sugerir o consumo da pasta de amendoim nos lanches da manhã e da tarde. O ideal seria consumi-la no pós treino, porque o amendoim é um alimento  rico em gorduras boas, e isso pode causar desconforto caso seja consumido perto do horário de treino. Nossa  sugestão é que seu consumo seja após o treino, ou até mesmo como opção de ceia. Uma colher de pasta de amendoim integral antes de dormir para evitar o catabolismo. 

Veja esta receita que preparamos especialmente para vocês: 

 

Crepioca com pasta de amendoim integral

Ingredientes: 

  • 1 banana madura
  • 3 ovos caipira
  • 2 col (sopa) de tapioca 1
  • col (chá) de canela
  • 4 col. (sopa) de pasta de amendoim integral
  • 2 col (sopa) de mel Óleo de coco   

Modo de preparo 
- Em uma vasilha, adicione os ovos e a tapioca. Misture até virar uma massa homogênea e cremosa . 
- Na frigideira, em fogo baixo, adicione uma col (chá) de óleo de coco e metade da massa até dourar. Está pronta a primeira crepioca. Faça a segunda. 
- Recheio: pasta de amendoim integral (2 col. sopa), banana cortada em fatias finas, canela e mel.  
 

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 2  unidades  


imagem_autor
Equipe Nutrindo Marília Gabriela Carvalho: Nutricionista pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos.

Bianca De Luca: Nutricionista pós-graduanda em Alimentação Materno Infantil

Giovanna Müller: Nutricionista pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional

Contato: contato.nutrindo@hotmail.com

Atendimento: Santos, São Paulo, Sorocaba, Campinas e Campos do Jordão

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados