Treino Online
Home > Artigos > Ciclismo > Tamanho ideal do pedevela

Tamanho ideal do pedevela

Logo do Treino Online
Autor: Thiago Faria dos Santos
Ilustração do artigo

Apesar de parecer um detalhe, o tamanho do pedevela é muito importante para garantir o melhor aproveitamento da pedalada. De modo geral o tamanho do pedevela irá influenciar diretamente na transmissão de força gerada pelo ciclista para a bike.

A escolha do tamanho do pedevela, basicamente depende de 4 pontos, MEDIDAS DE MEMBROS INFEIRORES, ESTRUTURA MUSCULAR, CADÊNCIA E MODADLIDA DO ATLETA.

O músculo esquelético funciona como uma série de microfilamento que se deslizam entre si (contração e relaxamento), gerando o movimento articula, o formato desses filamentos e muito semelhante o velcro, ou seja, quando maior a área de contato, mais unidades contrateis farão contato entre si, gerando maior força de contração (figura 1)

 

REF: Figura 1 : http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/sustentacao7.php

 

Até ai tudo bem, o problema é que cada atleta apresenta diferenças entre os pontos de maior adesão muscular, e com isso apresenta ângulos de maior capacidade de força diferentes um dos outros, sendo que isso é mutável conforme o treinamento, ou seja, ciclistas costuma ter ângulo de força maior com o joelho mais fletido, do que corredores, e por ai vai.

Em conjunto com a estrutura muscular as medidas de fêmur, tíbia e pé do atleta, influenciam o tamanho do pedevela, uma vez que essas medidas influenciam na variação angular das articulações do joelho, quadril e tornozelo variando o comprimento muscular, que por sua vez influencia os ângulos de pico de força.

A escolha do pedevela de tamanho correto ajuda a potencializar os ângulos de maior capacidade de força do ciclista e com isso garantindo melhora de performance.

A modalidade do atleta também influenciará na escolha do tamanho do pedevela, uma vez que cada modalidade apresenta variações no padrão de força. Podemos citar como exemplo mais comum, o MTB, que usa normalmente pedevela maior do que o ciclismo de estrada, por se tratar de uma modalidade que transpõem muitos obstáculos e em alguns momentos o ciclista precisa de grande produção de torque para isso.

Já o triathlon como os atletas correm é muito provável que o ângulo de força seja mais baixo e normalmente são modalidades com pouca variação de intensidade o que permite o uso de pedevela menores do que os usados na estrada.

Existem alguns métodos caseiros para definição do tamanho do pedevela, que envolvem principalmente medidas, mas o ideal é o ciclista passar por uma avaliação cinemática em conjunto com avaliação dinamometrica para definir isso, com isso é possível notar de as variações angulares possibilita a potencialização dos ângulos de força.

Espero que as informações acima tenham despertado interesse em buscar sempre o melhor ajuste de sua bike.


imagem_autor
Thiago Faria dos Santos Graduado em educação física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP);

Pós-graduado em programa de treinamento esportivo, pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP – USP);

co-autor do livro “Ciclismo – Treinamento, Fisiologia e Biomecânica” ed Phorte, mais de 9 anos de experiência acadêmica e profissional em treinamento e biomecânica do ciclismo;

Preparador físicos de vários atletas de elite do MTB nacional como, Marcelo Candido, Nicolas Sessler e Daniel Carneiro, entre outros, sucesso no treinamento de atletas jovens das categorias de base do MTB nacional (infanto juvenil, juvenil e Junior).

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados