Treino Online
Home > Artigos > Fisioterapia > Osteopatia: a cura pelas mãos

Osteopatia: a cura pelas mãos

Logo do Treino Online
Autor: Dr. Prof. Paulo Mazaro
Ilustração do artigo


Mais do que anular as conseqüências da doença, o osteopata procura as suas causas para, mediante tratamentos manuais e naturais, "devolver" a capacidade de cura e equilíbrio ao corpo. As únicas ferramentas de que o osteopata dispõe são as mãos e a sua concentração, conhecimento e destreza de atos manuais precisos.


Para além de um exame completo ao corpo, em que são avaliados postura, tecidos e articulações, o osteopata baseia o seu diagnóstico na história clínica do paciente e nas suas características individuais, que podem ser determinantes para descobrir a causa e assim provocar a cura.


As mãos instrumentalizam uma vasta gama de técnicas, como vibrações suaves, massagens e diversos graus de manipulação, que conferem mobilidade às articulações, estimulando a função dos tecidos moles ou facilitando a circulação através do relaxamento dos músculos.


Deste modo, fornecem aos tecidos mais oxigênio, vitaminas e sais minerais pois a circulação flue livremente pelo corpo uma vez que a tensão muscular que comprime a circunferência da artéria e veias são totalmente posto em relaxamento e assim também favorecem a eliminação dos produtos tóxicos. O osteoapata utiliza uma técnica específica para cada tipo de tecido (osso, ligamento, músculo e víscera), o tratamento varia conforme a necessidade do paciente.


A osteopatia pode ajudar em casos de:

Dores nas costas e ciática

Dores musculares no pescoço, ombro ou braço, ou de lesão (ex: lesões na cervical, torcicolos)

Dores nas articulações, entorses e artrites

Dores de cabeça e sinusite

Stresse de postura e ocupacional, hérnias discais e lombalgias

Perturbações digestivas ou respiratórias, incluindo asma

Traumatismos: pós-parto, traumatismo de acidentes e lesões desportivas



Contra-indicações

A osteopatia está contra-indicada em casos de reumatismo inflamatório, câncer dos ossos, fraturas graves e alguns casos de osteoporose avançada, que exigem tratamentos muito específicos.


Literalmente a osteopatia tem como objetivo único tratar problemas do sistema músculo-esquelético. A sua origem leva-nos até finais do século XIX, ao encontro do médico cirurgião Andrew Still, que salvou uma criança, vítima de disenteria, estancando-lhe o sangue através da manipulação.


O episódio veio confirmar as suas suspeitas: era possível tratar sem recurso a medicamentos. Ao contrário da quiropráxia, que tem como centro de acção a coluna vertebral, a osteopatia baseia-se no princípio da mobilidade e livre circulação dos influxos nervosos, através dos quais se pode manipular diferentes partes do corpo.


Para além da correção de desequilíbrios, a osteopatia permite ainda detectar e prevenir anomalias, restaurando o equilíbrio antes de surgir a doença ou lesão.


O mais interessante e gratificante da técnica é que os resultados são rápidos, e a melhora significativa. E esse é um dos pontos que esta técnica se encaixa tão bem com o esporte ou a pessoas que buscam por resultados rápidos e precisos, mas nada que camufle sua dor, e sim trate-a através de sua raíz.


Além do tratamento de dores, esta técnica trabalha também em cima da correção de alterações posturais. Um exemplo comum que acontece com atletas é de suas lesões se concentrarem sempre de um lado (na perna direita, por exemplo). Isso pode ser causado devido à um desequilíbrio da pelve, causa ou conseqüência de desequilíbrios dos músculos ao redor da pelve. Se um músculo está encurtado, ou rígido, ele pode "puxar" o osso o qual ele se insere, por exemplo, e isso já faria com que o osso "saísse fora do lugar". Isso já causaria um desequilíbrio, e com isso outras estruturas iriam sair de seu equilíbrio também...

A Osteopatia agiria em cima disso, ajudando todas as estruturas a voltarem a seu equilíbrio, acabando com qualquer tipo de compensação.


Além disso, ela também é indicado para atletas como prevenção de possíveis lesões.


O tratamento dura de 50 min a 1hora, e na primeira sessão já é possível obter resultados significativos. A técnica faz seu diagnóstico próprio, não excluindo o diagnóstico do médico, e durante a sessão, avalia e trata consecutivas vezes, buscando o melhor caminho para solucionar o problema.

 


Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados