Treino Online
Home > Conteúdo > Notícias > Confira a entrevista com o paratleta Fernando Aranha

Confira a entrevista com o paratleta Fernando Aranha

Logo do Treino Online
Autor: Treino Online




 

O paratriatleta Fernando Aranha é o entrevistado da  vez. Ele conta como o esporte entrou na vida dele, seus títulos e o futuro do Paratriathlon ns Jogos Olímpicos de 2016.

 

Treino Online - Fernando, como o esporte entrou na sua vida e o que ele significa para você?

Fernando Aranha - O esporte entrou em minha vida de uma maneira um tanto quanto inusitada, claro que quando criança no internato Pequeno Cotolengo, em Cotia - SP, eu participava de atividades como jogar bola, subir em arvores, correr uns contra os outros mas nenhuma com intuito de competição, mesmo porque nesta fase sequer tinha eu e mesmo o Pequeno Cotolengo qualquer informação sobre esportes competitivos para deficientes.

Foi então que um ex-residente foi nos visitar e mencionou para outros garotos mais velhos que tinha um time de basquetebol em cadeira de rodas. Então  um outro amigo se interessou e conseguiu de ir visitar o time e fazer um teste. Eu como espoleta fui para ajudar, mesmo de menor acabei pulando o muro do colégio e fui ao treino. Acabou que so no fim desse treino eu pude experimentar uma cadeira de rodas esportiva. E aos olhos de todos pareceu tão Natural para mim. Em cinco minutos corri pela quadra tanto ou mais que a maioria de atletas naquele treino, desordenado as vezes mas nada que um rapaz de 16 anos não aprendesse em um piscar de olhos, então disseram que eu podia ir treinar quando eu quisesse. E fui por quase um ano aos sábados ao bairro do Ibiraquera treinar escondido dos padres, ate que uma competição importante se aproximava e eu acabei conquistando meu espaço no time mas não a possibilidade de ir treinar, para resolver os responsáveis do time foram ao internato pedir permissão ao padre para sua surpresa é claro.

Daquele momento eu estaria inserido no mundo do esporte competitivo adaptado. Pelo basquete.

 

 

 

Treino Online - Por que  você escolheu o triathlon?

Fernando Aranha - O triathlon me atraiu na época em que eu tinha feito uma escolha por entrar no mercado de trabalho formal, o que também coincidiu com minha entrada no curso universitário. Quando iniciei essas atividades tive de abdicar do basquete por conta dos horários de treinos com a equipe e passei a me dedicar ao individual e iniciei pelo atletismo nas corridas de rua e maratonas. Para manter os treinos tive a oportunidade de usar uma handbike. Nesta época o triathlon não era homologado como esporte paralímpico, mas pela falta de provas oficiais de corrida em Sao Paulo, na época meu técnico Mario Mello, Marios Team, sugeriu que participasse de algumas provas de triathlon para incentivar a participação e experimentar mesmo. E o fiz. O fiz sem ter ideia do que era o Triathlon. Adorei o evento pela sua característica de diversidade em aptidões esportivas, tem de ser bom nadando, bom pedalando, bom correndo. Então fui procurar como treinar, achei uma dificuldade imensa inicialmente, mas no momento em que eu estava sem poder me dedicar como atleta de rendimento acabou sendo uma atividade fantástica, pois tinha a possibilidade de variar as modalidades de treinos e acabei me identificando com isso. Então de forma intuitiva meus treinos foram melhorando onde uma disciplina influenciava a outra e a melhora no geral acaba se dando não pelo foco em uma mas na soma. Tinha potencial para ser Ótimo na Natação, Ótimo no Ciclismo e Ótimo na Corrida. Por que não ser Ótimo nos Três? Então veio o anuncio da inclusão do triathlon nos jogos paralímpicos no Rio. O que era apenas como um método intuitivo de treino para mim acabou tornando-se a modalidade em que Eu Quero estrear nos jogos Rio-2016.

 

Treino Online - Qual maior alegria que o esporte proporcionou à você?

Fernando Aranha - Muitas alegrias, a maioria relacionada ao desenvolvimento pessoal, em meu circulo de amizade onde tenho pessoas maravilhosas ao meu redor.

As mais intensas em meus valores, onde muito do esporte fez meu caráter, minha pessoa. E talvez por conta disso eu digo que hoje minha maior alegria ate o momento foi poder representar meu pais, minha nação, minha comunidade, meus amigos no maior evento que foram os jogos paralímpicos, tendo feito isso carregando todos os meus valores de peito aberto e me expondo, o fazendo por mérito próprio e sendo reconhecido por isso.
Me sentir merecedor de fazer parte da Elite do Esporte Paralímpico é ate o momento Minha maior Alegria. #1234

Mas estou me preparando para uma Alegria Maior ainda, onde ao meu ver seria um legado, onde eu poderia dar oportunidades similares e melhores ás que eu tive para a nova geração. E esta oportunidade esta se dando no projeto Paralímpicos 2016 que estou desenvolvendo junto ao Instituto Entre Rodas & Batom.

 

Treino Online - 2016 será a estreia do paratriathlon nas Olimpíadas, um grande passo para o esporte. Você já está com a vaga garantida? Como será isso?

Fernando Aranha - Não tenho vaga garantida ainda, e neste momento acho que ninguém tem. Ainda tem muitos pontos em disputa para a formação do ranking que definira o start list dos jogos. E para manter-me dentro tenho de continuar a fazer as provas internacionais e conquistar os pontos. E mesmo a vaga do país sede não garante participação, pois esta pode ser realocada para outra das categorias do triathlon nos jogos.

 

Treino Online - O que você sente quando está competindo?

Fernando Aranha  - Quando na prova, sinto uma gana muito grande. Fico pensando: "Preciso fazer mais força, Ir mais Rápido. Mais Forte. mas não nego que todo o esforço feito nos treinos e as dificuldades me atormentam também durante a competição. "Preciso fazer mais força, Ir mais Rápido. Mais Forte.

 

 

Treino Online - Dentre a carreira esportiva, o que é mais fácil e mais difícil?

Fernando Aranha  - Sempre tive muita dificuldade em conseguir conciliar a imagem publica ou desenvolver ima imagem comercial em cima da esportiva e fazer com que isso gerasse renda para que eu pudesse investir no esporte. Sempre fiz fazer funcionar pelo trabalho em função corporativa que exercia ate Sochi-2014. Sempre foi muito dificultoso. abro mão do tempo do trabalho, dos estudos ou do esporte?

Isso por outro lado me deu algo que por muitos é tratado com algo ruim, tipo um egocentrismo e ou rebeldia sem causa. Mas para mim é puro orgulho de ser quem eu sou, e dos valores que formei para mim com o esporte.

  1. ão deixo de fazer o que acredito e como acredito e na maioria das vezes isso gera muitos desconfortos com os gestores. Planejamentos mal feitos e gerenciados, favorecimentos de partes e neglicencia me causam algo que beira a repulsa.

Treinos? dificuldade? geralmente se da basicamente por falta de recursos para manter o equipamento em condições competitivas, as vezes ate de obter o equipamento, falta de recursos para comprometer-se com um técnico e espaços ideais para treino. Mas isso nunca foi usado como desculpas para que eu deixasse de fazer minha parte da melhor maneira possível.

Facilidades? Criatividade e proatividade. sempre mantive minha mente ocupada em procurar alternativas para treinos, e isso vem de gostar de testar coisas diferentes. Proatividade porque, Se eu quero, eu Faço.

 

 

Treino Online - Ano passado você participou dos Jogos de Inverno, em Sochi, no Esqui Cross Country, conte como foi isso.

Fernando Aranha  - Foi uma experiência maravilhosa que so fez me enriquecer em meus valores de trabalho.

Tive a oportunidade por uma coincidência onde eu procurava informação sobre os bastões para adaptar um treino de natação e ao mesmo tempo a Confederação Brasileira de Desportes de Neve e o CPB procuravam iniciar um trabalho para as paralimpiadas de Sochi-2014, RUSSIA. Meu perfil de atleta de resistência se enquadrou. Ja nos jogos foi muito bom poder reconhecer em trabalhos campeões de outros países ações que eu acreditava que podia funcionar para nos também.

Os resultados obtidos foram muito bons para uma primeira participação.

fiz 3 provas e a evolução foi gradativa de prova a prova

  1. º no long distance de 15 km foi a melhor colocação, mas por performance fui melhor no sprint e nos 10km.

 

Treino Online - Quais são seus principais títulos no esporte

Fernando Aranha  - Nas corridas de rua 5 vezes oficialmente a Sao Silvestre, 3 vezes maratona de Sao Paulo, no ciclismo 8 títulos entre contra-relógio e estrada. No Triathlon sou 3 vezes campeão Brasileiro, 2 vezes campeão panamericano e atual vice. Alám de campeão em uma etapa da copa do mundo em Manaus em 2014. Em 2011 fui bronze no mundial de triathlon Beijing-China.


+ Notícias

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados