Treino Online
Home > Conteúdo > Notícias > Você que pedala, sabe por que é preciso fazer revisão na bike?

Você que pedala, sabe por que é preciso fazer revisão na bike?

Logo do Treino Online
Autor: Treino Online




Fazer revisões periódicas na bicicleta é essencial principalmente para diminuir os riscos de acidentes, falhas ou quebras durante o uso da bike. Isso porque, as revisões são responsáveis por controlar o desgaste do conjunto de rolamentos, freios, corrente e engrenagens.

Segundo Igor Maro Michalichen, técnico certificado da Shimano, Park Tool, Sram, Specialized,  Rock Shox e proprietário da Bike Shop Santos, oficina em Santos, a primeira revisão deve ser realizada assim que a bicicleta é montada, ou seja, no ato ou antes da própria compra. “A primeira revisão não tem uma data certa, isso pode variar muito de acordo com o uso da bicicleta, porém de forma geral, dentro de um prazo de seis meses o usuário ocasional poderá levar a sua bicicleta para uma manutenção periódica”.

Igor explica também que as revisões devem ter uma periodicidade controlada pela quilometragem em bicicletas não equipadas com elementos hidráulicos (freios ou suspensões). O intervalo pode variar entre 100 ou 200 km para bicicletas utilizadas em terreno não pavimentado ou em torno de 500 a 700km para bicicletas de estrada. “Todavia, o uso em cidade requer um intervalo de manutenção mais curto, por volta de 300 km, devido à diversidade de topografia encontrada em algumas cidades, a variação de velocidade e a condição da pavimentação das nossas ruas”, enfatiza Igor  

Para as bicicletas, as revisões são preventivas, corretivas e preditivas.

Manutenção preventiva (revisões e lavagens) -  a bicicleta tem todos os seus pontos móveis desmontados, limpos, inspecionados e lubrificados com o lubrificante especificado pelo fabricante.

Manutenção corretiva -  o componente que possui uma falha parcial ou total é substituído. Normalmente esse tipo de manutenção é subsequência da negligência do usuário às recomendações de uso e manutenção da bicicleta pelo fabricante. Exemplo: um pneu que furou porque o usuário passou sobre pedaços de vidro.

Manutenções preditivas -  consistem na substituição de elementos propensos à falha durante o uso ou que estejam com a sua vida útil próxima do ponto de substituição. Exemplo: substituição de uma peça por recall, após testes de longa duração realizados pelo fabricante.

É importante que você tenha sempre perto, um mecânico e uma oficina de sua confiança.


+ Notícias

Inscrição Online

+ Inscrições

Fotos e Resultados

29º Triathlon Internacional de Santos 2020

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 4ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 3ª Etapa

, Santos/SP

Fotos

29º Troféu Brasil de Triathlon - 2ª Etapa

, Santos/SP

Fotos
+ Fotos e Resultados